"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
( Mário Quintana )

domingo, 10 de janeiro de 2010

Sobre este blog

Há quase três anos atrás, fiquei com vontade de criar um blog focado no mundinho literário, então podemos dizer que este projeto é antigo. Tenho várias ideias e as colocarei em prática com o tempo, não sei se serão bem sucedidas, mas o principal objetivo é dividir com os leitores deste canto virtual, o prazer que sinto pela leitura.

Como engavetei este projeto durante um bom tempo, então deixei de fazer anotações de muitos livros que li neste período. Em contrapartida, pretendo lê-los novamente para reviver as histórias e fazer minhas observações.


Iniciarei este blog com as observações de apenas três livros, mas como tenho uma meta mensal e pessoal, haverá no mínimo um post por mês!


As minhas anotações são bem simples, não estrago a graça para os futuros leitores que devorarem tais livros, e por isso mesmo não farei resumos. Divido apenas o que mais gostei ou o que não me agradou, assim como os sentimentos que tive durante a leitura, o que aprendi com a história em questão, as frases que me marcaram, etc. No entanto, quem já leu estes livros, entenderá muito bem as minhas observações!


Ah, e durante a leitura, calculo o tempo! Tenho feito da seguinte maneira: comprei um caderno apenas para estas anotações, então quando começo a ler um capítulo, anoto o horário e quando o termino, anoto novamente para então calcular o tempo que me dediquei à leitura. Faço isso com cada capítulo e ao terminar de ler o livro, então calculo o tempo total.

Não estranhe se o tempo total que me dediquei ao livro for absurdamente grande, pois precisamos levar em conta que eu tenho DDA! E na maior parte das vezes, leio duas vezes a mesma página para não deixar nenhum detalhe passar batido! ;)