"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
( Mário Quintana )

domingo, 10 de janeiro de 2010

As cinco pessoas que você encontra no céu




Dados técnicos:
Autor- Mitch Albom
Editora - Sextante
Número de páginas - 189
Ano de publicação - 2004

Dados da leitura:

Data início da leitura - 20.02.09
Data termino da leitura - 03.03.09
Tempo total de leitura - 547 minutos ( 9 horas e 7 minutos )
Média de tempo por dia - aproximadamente 50 minutos

O que chamou minha atenção neste livro quando o vi na prateleira de uma livraria, sem dúvidas, foi o título instigante. Nunca tinha parado pra pensar quais pessoas que encontrarei quando partir desta pra melhor.
Decidi lê-lo num momento muito oportuno, numa fase na qual esta leitura caiu como uma luva.

Durante a leitura, mais do que parar pra imaginar quem encontrarei, lembrei dos terminos de relacionamentos que ocorreram comigo, e não somente com ex-namorados. Pessoas que foram embora da minha vida com ou sem motivos, mas muitas vezes sem termos tido oportunidade de colocarmos os pontos nos is.


Me coloquei no lugar de Eddie em todos os momentos. A história é tão bem detalhada, na medida certa aliás, que durante a leitura, conseguia ver todas as cenas ali descritas. Consegui imaginar inclusive as diversas tonalidades que o céu pode ter e não apenas o azul ao qual estamos acostumados. Ou o branco em dias nublados.


Me identifiquei com Eddie. O fato dele ter vivido um amor incondicional por alguém, assim como pela relação perturbada com o próprio pai. Além disso, assim como ele, já me senti inútil pelo trabalho que optei seguir.


“Eddie Manutenção” foi um personagem que me deixou várias mensagens positivas e me fez refletir bastante em relação à vida.


Me fez pensar inclusive, se conhecerei alguém como o Homem Azul. Acredito que durante nossa vida, deixamos coisas boas à quem fez parte de nós de maneira direta ou indireta, mas também creio que deixamos coisas ruins ou até mesmo matamos sem ao menos ficarmos sabendo.


Fiquei curiosa durante todo o livro pra saber qual foi o final de Amy?Annie?. Vibrei ao descobrir!


Assim como Eddie, quero salvar uma vida. Mesmo que para que isto ocorra, custe a minha.


Aprendi que nenhuma maneira de viver é inútil e que as peças deste jogo que chamamos de vida, em algum momento, se encaixam. Às vezes tarde demais, mas sempre no momento certo. Mostra que muitas vezes achamos que estamos agindo de maneira errada, mas a verdade é que estamos no caminho certo.

Fiquei curiosa pra saber se a doença herpes-zóster, algo que nunca até então tinha ouvido falar, realmente existe. Nada como o Google para descobrir... E não é que existe?


A história deste livro é bem marcante, as mensagens que nos passa são para refletir. Eu pelo menos refleti muito, durante a leitura e nos dias seguintes quando havia o terminado.


Frases marcantes:

“Mas todos os fins são também começos. Embora,quando acontecem, não saibamos disso.”

“Para um ária, uma pedrada pode ser uma carícia.”


“O único tempo que desperdiçamos é aquele que passamos achando que somos sozinhos.”


“A morte não leva uma pessoa simplesmente, ela também deixa de levar uma outra, e na pequena distância que há entre ser levado e ser deixado, as vidas se modificam.”


“Às vezes, quando a gente sacrifica algo de muito valor, na verdade não está perdendo essa coisa. Está apenas transmitindo-a a outra pessoa.”


“Os pais raramente libertam os filhos, os filhos é que se libertam dos pais.”


“(...) Cada vida afeta a outra, e a outra afeta a seguinte, e que o mundo está cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só.”