"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
( Mário Quintana )

domingo, 10 de janeiro de 2010

Esmeralda



Dados técnicos:
Autor- Zíbia Gasparetto
Editora - Vida e Consciência
Número de páginas - 352

Dados da leitura:
Data início da leitura - 17.11.09
Data termino da leitura - 08.01.10
Tempo total de leitura - 1.591 minutos ( 26 horas e 31 minutos )
Média de tempo por dia - aproximadamente 31 minutos

Gosto muito da literatura espírita e a cultura cigana sempre me instigou, então por estes motivos, seria impossível não ter gostado de ler este livro. No vigésimo capítulo, pensei que soubesse o desfecho da história, como seria o fim de cada personagem. Mas no último capítulo, fui extremamente surpreendida, pois nada do que havia imaginado, aconteceu! Foi um desfecho melhor daquele imaginado!

Este livro fala muito sobre vingança e o que ocorre com quem alimenta este sentimento tão ruim. Me fez pensar muito em relação à isto e identifiquei uma pessoa que conheço. Ela é tão vingativa e não se dá conta que a própria vida já lhe está dando sinais do teu coração tão amargo. Mesmo esta pessoa sendo uma mulher, tem a personalidade idêntica ao do Álvaro. Mas tem um pouco de Esmeralda dentro de si também.

Refleti no quanto o perdão é importante, tanto para quem está vivo como para o espírito perdoado. Como sou escorpiana, ainda não aprendi como perdoar as pessoas, mas este livro me fez pensar muito a respeito disso e o terminei de ler tendo certeza do quanto quero trabalhar isso dentro de mim. Esmeralda me ensinou no quanto esta atitude tão simples, faz toda a diferença no final.

Achei interessante como que apenas um personagem, me refiro à Esmeralda, foi capaz de mexer com tantos sentimentos meus. A admirei, odiei, tive pena, e por fim, me fez abrir um sorriso de felicidade.

Gostei de ter conhecido um pouco mais sobre a vida cigana, admiro a liberdade que eles tanto prezam. Nos capítulos focados na Esmeralda e seu grupo, consegui me imaginar em vários momentos, principalmente nas festas, me vi dançando entre eles.

Durante todo o livro, senti um carinho muito grande por Sergei e Miro, como se os conhecesse.

Chorei com as mortes carnais e com o amor impossível entre Isadora e José. Fiquei feliz com Álvaro e Maria. Na verdade este livro me fez ficar emocionada na maioria das páginas. E vibrei com as respostas, ou melhor, com o fim de cada personagem.

Um dos pontos que gostei é que rola um suspense, então enquanto lia, tinha esta sensação e ficava curiosa para chegar nos parágrafos que contariam o que tinha ocorrido. Como peguei este livro emprestado de uma cunhada, a edição é antiga, de 1994, então encontrei vários erros de digitação. Acredito que a editora já tenha os arrumado, mas achei chato tê-los encontrado.
O vocabulário utilizado não é um dos mais fáceis, o que me fez abrir o dicionário diversas vezes para procurar o siginificado de muitas palavras que nunca tinha ouvido falar.

Este livro me fez pensar muito sobre a vida e a morte carnal! E, como acontece com todos os livros espíritas, encontrei respostas pessoais.

Por fim, concordo com a citação da Zíbia: "Todas nós mulheres, temos um pouco de Esmeralda".

Frases marcantes:

"Aprende a ter paciência com as coisas que não podes mudar. Essa é a sabedoria da vida."

"Mas reconhece que não são apenas os que roubam o ouro ou os que matam o corpo que podemos chamar de ladrões e assassinos. Há os que não fazem nada disso, mas roubam o sossego dos outros, matam-lhes a alegria de viver, sem se importarem, destróem ilusões, ferem sentimentos, traem a confiança e seguem indiferentes aos sofrimentos que causaram."

"... as leis de Deus darão sempre a cada um o que merece, de acordo com suas obras."